• Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow

Princípios Pedagógicos

Tendo em vista os fundamentos filosóficos desta unidade escolar, é necessário estabelecer princípios pedagógicos norteadores das ações educativas, a saber:

a) a capacidade de análise e síntese e o espírito crítico propiciam ao cidadão a criação de alternativas para solução de problemas.

b) inovações à teoria e à tecnologia educacional propiciam a participação cada vez mais consciente e criativa no processo de ensino-aprendizagem.

c) a socialização do aluno se processa através de atividades em grupo.

d) o saber reflexivo, construído mediante a permanente busca e problematização, produz conhecimento cada vez mais significativo.

e) a participação ativa e sistemática do aluno em pesquisa resulta na construção e reconstrução do conhecimento.

f) a proatividade deve se opor ao imediatismo e ao conformismo.

g) as atividades interdisciplinares reorganizam os conteúdos, superando a fragmentação do conhecimento.

h) a educação é responsável pelas mudanças necessárias e constantes da realidade.

i) a prática educativa se realiza pelo, através e para o diálogo.

PROPOSTA

A Proposta Pedagógica do COLÉGIO IMPACTO fundamenta-se nos princípios da construção do conhecimento, utilizando, para isso, um método de ensino que possibilita a interação entre professor e aluno.

O aprendizado acontece quando as informações são utilizadas como recursos de investigação e auxílio na solução de problemas, e não mais como a transmissão e repetição. Professores e alunos são parceiros do processo de aprender a aprender em todos os níveis de ensino.

O COLÉGIO IMPACTO  está construindo, hoje, a escola do futuro. Uma escola onde o ensino está centrado no empenho para desenvolver habilidades, e não para cobrar respostas; onde a relação família e escola passa, cada vez mais, a assumir uma dimensão de parceria; onde está em plena formação o aluno empreendedor, participativo e consciente.

Para o COLÉGIO IMPACTO , ensinar e aprender são uma proposta única. Um processo no qual deve haver espaço para a pessoa sentir-se feliz, seja como estudante, como educador, ou como pai, que, ao optar por uma escola onde os filhos possam ter uma formação adequada, está respondendo a um dos maiores desafios de hoje.